quarta-feira, 6 de março de 2013

Corrigindo erro de acesso ao phpMyAdmin no Wamp

Tutorial criado por: rafaelwendel.com


phpmyadmin

Há algumas horas atrás tive um pequeno problema aqui no meu ambiente local para execução de aplicações php. Tenho em minha máquina o wampserver instalado e geralmente utilizo o MySQL Administrator para manipular minhas bases de dados. Porém por questões específicas precisei acessar o phpMyAdmin (que já vem acoplado no pacote do wamp) e notei que um erro era gerado.
Trata-se do: #1045 – Access denied for user ‘root’@'localhost’ (using password: NO)
Percebi que esse erro ocorre porque antes de instalar o pacote wamp (que dentre outros aplicativos instala o MySQL) eu já havia instalado e configurado o MySQL manualmente, inclusive definindo senhas e permisões para usuários.
E o wamp quando instala o phpMyAdmin gera um arquivo de configuração com o usuário master do MySQL (o root), porém não define uma senha para ele. E para resolver o problema #1045 teremos de ir nesse arquivo e alterá-lo manualmente.
Encontre o diretório onde está os arquivos do phpMyAdmin (Geralmente em C:\wamp\apps\). Abra o arquivo config.inc.php e procure a linha com o seguinte comando:
73
$cfg['Servers'][$i]['password']      = '';
Preencha dentro das aspas a senha do seu usuário “root”. Salve o arquivo e tente novamente.
Detalhe: dentro do diretório www há também um diretório phpMyAdmin com arquivos referentes ao aplicativo (inclusive o config.inc.php) mas pelo menos no meu caso a correção nesse local não surte efeito.

Fonte: POR RAFAEL WENDEL PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário